Vida de Concurseira: Métodos e dicas de estudos para principiantes/concurseiros. Parte 1.

By Blog da Amandica - 17:16


Estudar não é algo fácil, aliás ter força de vontade para estudar e manter uma disciplina não é pra qualquer um, mas é algo que pode ser conquistado, depende só de você.

Eu sou uma dessas pessoas que tem uma preguiça infinita, que ama dormir, e que gosta de ficar procrastinando as coisas, mas chega um momento na vida que você tem aquele insigth e percebe que algo tem que mudar para que coisas novas aconteçam, no meu caso, me refiro o lado profissional e a dinheiro, que querendo ou não muda seu lado pessoal, se tratando de poder conhecer lugares novos (viagens), conhecer e poder consumir coisas sem se preocupar absurdamente com dinheiro contado, rs. Sei que pode parecer supérfluo, mas esse é meu modo de pensar, sou capricorniana, então dinheiro está acima de muitas coisas pra mim, rs. 

E quando meu insight chegou, foi logo assim que me formei, percebi que um dos meios de eu ter tudo isso era estudando, para concurso público, e aproveitando o meu diploma, que foi tão suado.
Pode ser que para você seja para entrar numa universidade pública, ou até mesmo se especializar em algo, mestrado, doutorado, mas comigo é concurso público.  


Pensando nisso, e na minha rotina, respondi algumas perguntas que eu inicialmente tive quando estava querendo começar a estudar ou quando já havia começado.
  • Primeiramente, é importante você saber quantas horas por dia você pode ser dedicar aos estudos, se trabalha fora ou em casa, ou só estuda. Acho importante ser mais de 2 horas por dia e menos que 8 horas. No começo vai ser difícil você ter uma rotina de 6 ou 8 horas de estudos, muitas pessoas levam meses para conseguir, por isso, é importante começar com menos horas e ir aumentando conforme for passando o tempo, é menos cansativo, para mim, o ideal, e o que eu posso estudar, são 6 horas diárias (antes do edital), pós edital 8 horas (ainda não cheguei nessa fase).
  • Segundo, é importante você ter uma área especifica de estudos, se vai fazer concurso saiba que existem diversas (fiscal, saúde, administrativas, entre outras), e isso pode te deixar meio perdido no começo, mas assim que selecionar a área que você mais se identifica, você vai ter como selecionar certos concursos que estão previstos e saber quais matérias são mais comuns em todos eles, sendo assim você está tendo um campo de visão mais amplo, com mais oportunidades.
  • Terceiro, estudar as matérias básicas e mais comuns, e deixar tempo livre para quando o edital sair para acrescentar horas para matérias específicas, por isso é importante fazer uma média de horário em que a carga horária sempre tenha menos 1 ou 2 horas do total de horas que você tem disponível. 
  • Quarto, manter um ambiente de estudos, tenha um lugar só seu de estudos, seja uma mesinha ou um quarto, mas algum lugar onde você possa e consiga se concentrar, ter boa iluminação, guardar seus materiais, e o mais importante, longe de redes sociais, difícil hein?!
  • Quinto, faça resumos, resumos e resumos! Eles são importantíssimos para fechamento de matérias, se você tem esse hábito, saiba que vai ser uma mão na roda e de grande ajuda, e que vai fazer seu tempo ser melhor aproveitado, principalmente após a saída do edital. Com os resumos você pode também fazer revisões diárias do material, sem ter que passar horas assistindo, lendo o mesmo conteúdo que já viu e leu.
  • Sexto, quantas horas devo me dedicar a cada conteúdo?! Eu gosto de estipular algo entre 30 minutos a 1:30 minutos para cada matéria, vai depender da matéria, se tem mais detalhes como português e direitos.
  • Sétimo, quantas matérias devo estudar por dia?! Para saber é bem simples, basta saber quantas horas você tem livre para estudar, e dividir pelo tempo que você deseja se dedicar a cada uma, exemplo: tenho 3 horas livres de estudo, posso estudar 2 matérias, cada uma por 1:30 hora, ou posso estudar 3 matérias, 1 hora cada, essa questão é bem particular, eu por exemplo não gosto de estudar mais de 4 matérias por dia, tento fazer um rodízio durante toda a semana e se sobrar tempo fazer uma "minirevisão" diária. .
Bom, essas são as dicas iniciais que eu gostaria de compartilhar com vocês, esse post vai ter parte 2.

Lembre-se: você só vai precisar estudar uma vez para passar no concurso que deseja, e ter sua tão sonhada estabilidade financeira, já redes sociais serão eternas, não perca tempo com coisas que daqui há 1, 5, 10 anos não irão te trazer beneficio nenhum, apenas irão te estagnar. 


» ONDE ME ENCONTRAR «

  • Share:

You Might Also Like

0 Comentários

Obrigada! =)