6 Filmes de gastronomia/culinária que você deve assistir! Parte 1.

By Blog da Amandica - 16:02

Sim, eu AMO assistir filmes, principalmente novos, também gosto de rever antigos, mas nada como a primeira vez, né verdade?!


E alguns temas me chama atenção, um deles é gastronomia/culinária, gosto demais, é um universo que me encanta muito.

Pensando nisso, e nos últimos filmes que assisti com essa temática, venho dar dicar para vocês que também curtem esse lado mais gastronômico, junto de uma boa narrativa.
Como tenho muito filmes para indicar, nessa primeira parte falarei apenas de 6 filmes.


Vamos começar com um filme mais leve?! Que aí adora animação?
Ratatouille é uma ótima pedida, para quem não sabe Ratatouille é o nome de um prato francês, delicioso por sinal, a base de berinjela.
No filme, Linguini um ajudante de cozinha tem a ajuda de um ratinho Remy, que quer virar chef, e o filme além de engraçado, mostra muito desse universo culinário, como é trabalhar é um restaurante famoso e com pressão.

Sinopse:
Paris. Remy (Patton Oswalt) é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a ideia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.

Outro filme que eu adoro, de comédia romântica, é Simplesmente Complicado, filme leve mas com pegada adulta, tem como atriz principal Meryl Streep.
Ele trata de temas mais adultos, como traição, sexo, dentre outros, mas arranca boas risadas de quem assiste, e também deixa a gente com água na boca durante o filme inteiro.

Sinopse:
Santa Barbara. Jane (Meryl Streep) é mãe de três filhos e mantém uma relação amigável com Jake (Alec Baldwin), seu ex-marido, de quem se separou há dez anos. Quando eles se encontram para a formatura de um dos filhos, fora da cidade, surge um clima e eles passam a ter um caso. Só que Jake é agora casado com Agness (Lake Bell), o que faz com que Jane torne-se sua amante. Paralelamente, Adam (Steve Martin) entra na vida de Jane. Ele é um arquiteto contratado para remodelar a cozinha do restaurante de Jane e, aos poucos, se apaixona por ela.



Por falar em água na boca, Comer, rezar e amar retrata bem isso, na verdade fala de conhecer a si mesmo e de viajar, comer, aproveitar os prazeres da vida, sem cobranças, ele é a adaptação de um livro. Mostra bastante a culinária típica de alguns países Europeus e Asiáticos.
Mas no fundo ele é bem leve, filme estilo sessão da tarde, aquele que a gente já sabe começo, meio e fim.

Sinopse:
Elizabeth (Julia Roberts) descobre que sempre teve problemas nos seus relacionamentos amorosos. Um dia, ela larga tudo, marido, trabalho, amigos, decidida a viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro. E parte para a Índia, Itália e Bali, para se reencontrar numa grande viagem de auto conhecimento.



E para quem gosta de filmes reais, que tratam de laços familiares, e de vidas que podem ser mudadas, indico muito Garçonete, eu adoro a Keri Russel, e nesse filme ela tá fantástica.
No filme ela é uma doceira, que trabalha como garçonete, tem várias dificuldades financeiras e pra completar está grávida de um marido que é um horror, mas ela tem o dom de fazer tortas deliciosas, o filmes faz uma reviravolta do meio para o fim e tem um final fofinho.

Sinopse:
Jenna (Keri Russell) trabalha como garçonete e sonha em juntar dinheiro suficiente para que possa largar Earl (Jeremy Sisto), seu marido prepotente e controlador. Ela possui o dom de fazer tortas especiais, as quais são inspiradas pelos problemas e circunstâncias de sua vida. Entretanto uma gravidez inesperada muda seus planos, fazendo com que ela se fortaleça ao decidir escrever cartas para o bebê que espera.



Continuando a vibe de doces, Chocolate é minha indicação, eu sempre revejo esse filme e adoro sua simplicidade, fala de um tema MARAVILINDO que é chocolate, e traz a história de uma mulher extremamente forte e persistente, que chega em uma cidadezinha bastante careta, e que aos poucos vai conquistando as pessoas. O filme também traz um pouco de magia,

Sinopse:
Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.


Pegando Fogo foi o último filme que assisti sobre gastronomia. Ele tem pouca duração, mas é um filme intenso, não recomendo para o público infantil.
Esse, pra mim, é o filme que melhor retrata o universo de um Chef de cozinha, se passa na Europa, e fala da culinária Francesa e Londrina. Adam é um chef extraordinário, porém quer sempre mais, no filme ele busca receber sua 3 estrela, é como se fosse um Nobel para os Chefs mais renomados, e vai fazer de tudo para isso, mesmo que tenha que ser desumano algumas vezes, só que no final do filme acontece algo que surpreende.

Sinopse:
O chefe de cozinha Adam Jones (Bradley Cooper) já foi um dos mais respeitados em Paris, mas o envolvimento com álcool e drogas fez com que sua carreira fosse ladeira abaixo. Após um período de isolamento em Nova Orleans, ele parte para Londres disposto a recomeçar a carreira e conquistar a sonhada terceira estrela no badalado guia Michelin de restaurantes. Para tanto ele conta com a ajuda de Tony (Daniel Brühl), que gerencia um restaurante na capital britânica, e recruta uma equipe de velhos conhecidos.

Bom esses foram os primeiros indicados, espero que gostem!

» ONDE ME ENCONTRAR «

Compartilhe essa postagem!

  • Share:

You Might Also Like

0 Comentários

Obrigada! =)