A história do jeans! #viagemnamoda

By Blog da Amandica - 09:00

Um dos quadros que teremos esse ano no blog, será o quadro #viagemnamoda. Sabe aquela peça que amamos usar mas não sabemos de onde surgiu ou como? então, venho contar a vocês tudo aqui. Se tiverem alguma sugestão de peça, roupa ou sapato basta pedir. :)


Hoje iremos falar sobre o JEANS, peça coringa em qualquer look, seja social ou mais despojado. 

A história dele começa no século XIX, na época da mineração, lá nos EUA, quando Levi Strauss (Levi`s) percebendo que os mineradores precisavam de um tecido mais agradável e maleável para trabalhar resolveu criar uma especie de uniforme, só que com lona marrom, tecido que até então era comercializado por ele, percebendo que a ideia não deu muito certo e que a peça não tinha durabilidade e flexibilidade, Levi inspirado na França, onde um tecido parecido era usado pelos marinheiros, decidiu procurar um tecido, algo parecido com brim, que continha algodão e era sarjado, a peça até então era usada apenas pelo sexo masculino, como uniforme. Só depois foi tingido de azul.


A peça virou um sucesso e logo depois começou a ser usada por pessoas que não trabalhavam com mineração, já que com o passar dos anos, Levi buscou formas e maneiras de deixar a peça mais confortável e usável no dia a dia através dos beneficiamentos e lavagens. A popularidade dele começou nos anos 30 e de lá para cá tornou-se uma febre, por ser a peça mais democrática existente.


  • Alguns tipos de lavagens*:

Dirty Washed: para atingir este efeito, o jeans recebe dois tipos diferentes de corantes ou pode ser tingido rapidamente durante a etapa de beneficiamento.

Acid Washed: esse é um dos tipos de lavagens do jeans que deixa a roupa com aspecto de manchada e pode ser alcançada com uma lavagem feita pela combinação de pedras pomes e cloro.


Destroyed: esse tipo de lavagem é bem parecida com a stone wash, porém, a quantidade de enzimas utilizadas nesse processo é maior e chega a corroer pontos do jeans.

Resinado: este tipo de acabamento dá ao tecido o efeito semelhante ao couro e é obtido por meio da aplicação de um spray resinado com corante ou brilho. Depois do tingimento, a peça passa por um aquecimento de até 160ºC para que o tingimento faça a adesão ao tecido.

Bigode: feito manualmente, simula o efeito do tempo sobre a peça nos locais quem que sofre maior desgaste, como na altura dos quadris e dobras das articulações.

Stone Wash: este é o tipo mais comum de lavagem e consiste basicamente em jogar a peça em uma máquina de lavar junto com objetos ou produtos químicos que promovam o amaciamento da peça, bem como um leve desbotamento.

Delavé: neste processo de beneficiamento da peça, é adicionado na lavagem da roupa um alvejante químico que a deixa mais clara e macia.


E vocês curtem usar jeans?!


  • Share:

You Might Also Like

4 Comentários

  1. Adorei conhecer um pouco mais sobre o Jeans...e hoje é uma peça fundamental nos guarda roupas. Eu sinceramente não fico sem de jeito nenhum..e olha conheço pessoas que odeiam jeans.
    Mas como gente?
    kkkkkkkkkkkkkkk
    Amei

    Beijos;)
    * Blog da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não consigo, na maioria das vezes uso jeans. Bj

      Excluir
  2. Eu amo esses estilos de posts, pois além de falar sobe algo que gostamos - MODA - também acrescenta cultura! Um beijoooooo

    ResponderExcluir

Obrigada! =)